Um pequeno número de super editores têm uma influência desproporcionalmente grande na Wikipédia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikimedia Foundation headquarters
Histórias Relatadas
Mais informação na Wikimedia Foundation


20 de janeiro de 2019

Um pequeno número de usuários têm uma influência enorme na Wikipedia. Pelo menos de acordo com um estudo sobre a situação em 2016 por Jinhyuk Yun e Hawoong Jeong, do Centro de Análise Tecnológica do Futuro, em Seul, Coreia do Sul. A pesquisa foi realizada em todos os projectos da Wikimedia; isso envolve 863 diferentes projetos da Wikimedia (Wikipédia, Wikilivros, Wikinotícias, Wikivoyage e Wikisource). A pesquisa foi publicada em dezembro de 2018.

Segundo Yun, o poder de um pequeno grupo de super editores aumenta sistematicamente. Sob super editores, ele significa pessoas que publicam muitos artigos e fazem muitas edições. Um perigo que os pesquisadores vêem nisso é que os projetos seriam coloridos por opiniões e visões de um número seleto de pessoas. O perigo da polarização também é mencionado. O estudo também menciona outras lacunas, como a cultura de 'deletionismo', ou a remoção de texto ou artigos que não atendem aos padrões bastante rígidos. Isso poderia deter usuários em potencial.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati