Um pequeno número de super editores têm uma influência desproporcionalmente grande na Wikipédia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

20 de janeiro de 2019

Um pequeno número de usuários têm uma influência enorme na Wikipedia. Pelo menos de acordo com um estudo sobre a situação em 2016 por Jinhyuk Yun e Hawoong Jeong, do Centro de Análise Tecnológica do Futuro, em Seul, Coreia do Sul. A pesquisa foi realizada em todos os projectos da Wikimedia; isso envolve 863 diferentes projetos da Wikimedia (Wikipédia, Wikilivros, Wikinotícias, Wikivoyage e Wikisource). A pesquisa foi publicada em dezembro de 2018.

Segundo Yun, o poder de um pequeno grupo de super editores aumenta sistematicamente. Sob super editores, ele significa pessoas que publicam muitos artigos e fazem muitas edições. Um perigo que os pesquisadores vêem nisso é que os projetos seriam coloridos por opiniões e visões de um número seleto de pessoas. O perigo da polarização também é mencionado. O estudo também menciona outras lacunas, como a cultura de 'deletionismo', ou a remoção de texto ou artigos que não atendem aos padrões bastante rígidos. Isso poderia deter usuários em potencial.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com