Um Airbus da Air France se incendeia em Toronto

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Um Airbus A340 como o da foto saiu da pista do aeroporto de Toronto ao aterrizar no meio de uma forte tormenta elétrica. *Air *France tem 21 destes aviões em serviço.

2 de agosto de 2005

Um avião de passageiros Airbus A340 da Air France procedente de Paris, acidentou-se às 16:03 (20:03 UTC) da terça-feira ao sair-se da pista de aterrissagem 24L do Aeroporto Internacional Pearson de Toronto, Canadá. As pessoas que estavam no interior da aeronave conseguiram escapar pelas saídas de emergência em alguns poucos minutos e todos se salvaram. Oficiais do aeroporto confirmaram que 14 pessoas tiveram ferimentos leves.

A pista 24L foi construída faz pouco tempo, e é a mais curta do aeroporto (mede aproximadamente 270 metros).

Aparentemente, o avião, que cobria o vôo AF358 Paris-Toronto, teve problemas devido às fortes chuvas na região, as quais ocasionaram a suspensão da maior parte das atividades do aeroporto durante as duas horas anteriores. A visibilidade no local era menor que 50 metros.

Numa conferência de imprensa às 22:00 UTC, Steve Shaw da Greater/ Toronto Airport Authority declarou: "até onde sabemos neste momento os passageiros puderam saltar da aeronave antes que tivesse começado o incêndio."

Segundo testemunhas, o Airbus pousou em meio a uma forte tempestade, saiu da pista e foi parar na Auto-estrada 401, onde começou a arder em chamas.

Numa reportagem, ao vivo, da estação local CTV, Olivier Dubos disse que as luzes do avião se apagaram um minuto antes de ele tocar o chão. Roel Brammar, um passageiro que afirma ser o segundo a escapar do avião num escorregador, declarou que a aeronave estava cheia. Segundo alguns relatórios, um A340 tem uma capacidade máxima de 350 pessoas.

Segundo o Ministro dos Transportes do Canadá, Jean Lapierre, o fato de todas as pessoas que estavam no avião terem se salvado, foi um "verdadeiro milagre".

Segundo a agência de notícias AFP, a aeronave levava 297 passageiros e 12 tripulantes a bordo.

Fontes