Uganda declara surto de Ebola

Fonte: Wikinotícias

23 de setembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades de saúde de Uganda declararam um surto de ebola no dia 20 passado. A doença, de fácil contágio e alta letalidade, já provocou a morte de ao menos uma pessoa. Outros seis casos já foram confirmados e 10 pessoas, que ainda aguardam o resultado dos exames, estão recebendo tratamento no hospital de referência regional em Mubende, distrito onde a doença foi confirmada.

Segundo a OMS, a localização de Mubende pode ajudar a espalhar o vírus. "Mubende fica na região central de Uganda e fica a cerca de duas horas de carro da capital Kampala e fica ao longo de uma estrada movimentada que leva à República Democrática do Congo. Existem minas de ouro na área, que atraem pessoas de diferentes partes de Uganda, bem como de outros países. A natureza móvel da população em Mubende aumenta o risco de uma possível propagação do vírus", reportou a Organização em seu portal.

Para ajudar a debelar o surto, a OMS enviou uma equipe técnica para Mubende para apoiar a vigilância sanitária na região.

O ebola

O ebola é uma doença grave, muitas vezes fatal, que afeta humanos e outros primatas. Há seis espécies diferentes de vírus causadores, três dos quais (Bundibugyo, Sudão e Zaire) já causaram grandes surtos anteriormente. As taxas de letalidade do vírus do Sudão (detectado em Uganda) variaram de 41% a 100% (taxa de letalidade média de 70%).

Segundo a OMS, o início precoce do tratamento de suporte ajuda a reduzir significativamente as mortes por ebola.

Notícias Relacionadas

Fontes