Ucrânia anuncia novos ganhos em contra-ofensiva contra a Rússia

Fonte: Wikinotícias
Volodymyr Zelensky

10 de setembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Ucrânia reivindicou novos ganhos em sua contra-ofensiva contra as forças russas na sexta-feira, quando um administrador nomeado pela Rússia para a região oriental de Kharkiv reconheceu que Kyiv alcançou uma "vitória substancial".

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy disse em seu discurso noturno em vídeo na sexta-feira que as forças ucranianas retomaram mais de 30 assentamentos na região de Kharkiv.

“Estamos gradualmente assumindo o controle de mais assentamentos, devolvendo a bandeira ucraniana e a proteção para nosso povo”, disse Zelenskyy.

No início do dia, a televisão estatal russa transmitiu uma entrevista com o administrador nomeado pela Rússia para Kharkiv, Vitaliy Hanchev, que disse: "A situação é bastante séria agora. O próprio fato de haver uma violação de nossas defesas já é uma vitória substancial para as forças armadas ucranianas”.

O avanço ucraniano perto de Kharkiv foi o avanço mais rápido relatado por ambos os lados em meses, e é uma das maiores mudanças no ímpeto da guerra desde que as forças russas abandonaram um ataque desastroso à capital, Kyiv, em março.

Analistas militares ocidentais dizem que o avanço coloca os ucranianos a uma curta distância da principal ferrovia na qual Moscou conta para sustentar sua força no leste da Ucrânia e pode deixar milhares de soldados russos em risco de serem isolados.

O instituto para o estudo da guerra disse que as forças ucranianas estavam a apenas 15 quilômetros de Kupiansk, um entroncamento para as linhas ferroviárias que Moscou vem usando.

O Ministério da Defesa britânico disse em seu relatório de inteligência postado no Twitter no sábado que a captura de Kupiansk pela Ucrânia “seria um golpe significativo para a Rússia”.

Fonte