Ucrânia: mísseis russos caem perto do aeroporto de Leopolis

Fonte: Wikinotícias

18 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Mísseis russos atingiram uma área perto do aeroporto na cidade ucraniana ocidental de Leopolis (Lviv) na sexta-feira. Não há relatos imediatos de vítimas.

No entanto, o aeroporto em si não foi atacado, disse o prefeito de Lviv, Andriy Sadovy, segundo a Reuters. Uma grande nuvem de fumaça pode ser vista ao redor do aeroporto.

Enquanto isso, em Mariupol, sobreviventes começaram a sair de um teatro que foi atingido por mísseis russos na quarta-feira. Acredita-se que centenas de pessoas, incluindo crianças, se refugiaram no Teatro Dramático.

Imagens de satélite do local divulgadas pela empresa de tecnologia espacial Maxar mostraram a palavra "crianças" escrita em russo na calçada do lado de fora do teatro na segunda-feira. Ainda não está claro quantas pessoas sobreviveram ao ataque.

O presidente dos EUA, Joe Biden, agendou um raro telefonema com o presidente chinês Xi Jinping, uma conversa de alto risco enquanto o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, implorou ao mundo por ajuda na luta contra uma invasão russa de três semanas.

A China tem desempenhado um papel cada vez mais importante no conflito em meio a relatos de que a Rússia solicitou assistência militar da China. Os Estados Unidos estão fornecendo a maior parte da assistência militar da Ucrânia, e Biden anunciou outro pacote de defesa de US$ 800 milhões nesta semana.

“Deixamos claras nossas profundas preocupações sobre o alinhamento da China com a Rússia e as possíveis implicações e consequências disso”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki.

A ligação de sexta-feira, disse ele, “é uma oportunidade para o presidente Biden avaliar onde o presidente Xi está. Houve, é claro, apoio retórico, ou falta de retórica e denúncia clara, ou falta de denúncia, pela China sobre o que é a Rússia. Isso vai contra, é claro, tudo o que a China defende, incluindo os princípios básicos da Carta das Nações Unidas, incluindo os princípios básicos de respeito à soberania das nações. Portanto, o fato de a China não ter denunciado o que a Rússia está fazendo por si só fala muito.”

Fontes