UE: Portugal mete água no Plano Nacional de Barrangens

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

12 de novembro de 2009

Um estudo encomendado pela comissão europeia a um grupo de peritos independentes revelou graves lacunas no Plano Nacional de Barragens, que prevê a construção de oito albufeiras, a partir do próximo ano. Segundo Bruxelas, o PNB foi mal avaliado, tanto a nível de impacte no ambiente como na sua própria necessidade. Indo mais longe, segundo Bruxelas, o plano sendo posto em prática coloca em causa a qualidade da água, levando ao incumprimento das directivas comunitárias, ameaça zonas integradas na rede Natura 2000, e é deficitário em questões de auto-suficiência energética.

Em causa está um investimento directo de cerca de 2,6 mil milhões de euros, aplicado na construção de 10 novas barragens, com o intuito de aumentar a produção de energias renováveis e diminuir a dependência energética.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati