Turquia vai transformar mosteiro bizantino em mesquita

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

22 de agosto de 2020

O governo turco decidiu transformar o Mosteiro de Chora em Istambul, onde fica a famosa Igreja do Santo Salvador, em uma mesquita. A decisão foi publicada no jornal do governo.

Este é um dos monumentos bizantinos mais emblemáticos da época dos imperadores comnenos, famoso por seus afrescos. Ela se transforma em uma mesquita seguindo os mesmos procedimentos da Santa Sofia.

A Autoridade de Assuntos Religiosos da Turquia confirmou que o Mosteiro de Chora em Istambul será usado para orações muçulmanas.

O mosteiro foi construído no século VI, em 534 d.C., e é um dos monumentos históricos mais antigos de Istambul. O edifício foi convertido na mesquita em 1511, assim como a Santa Sofia após a conquista de Constantinopla. O edifício foi usado como mesquita durante 434 anos e convertido em museu em 1945 por decisão ministerial.

O mais alto tribunal administrativo da Turquia — o Conselho de Estado — decidiu transformá-lo em uma mesquita em 2019, considerando que a decisão de 1945 que levou à conversão do edifício em museu era ilegal.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com