Turquia protesta contra o encerramento de missões diplomáticas

Fonte: Wikinotícias

3 de fevereiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Turquia convocou ontem (2) embaixadores ocidentais para criticar a decisão de encerrar temporariamente as missões diplomáticas na Turquia.

O governo turco convocou embaixadores de nove países, incluindo Estados Unidos, Suécia, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Suíça e Reino Unido, para protestar, informou a Reuters, citando várias fontes do Ministério das Relações Exteriores da Turquia.

Anteriormente, esses nove países recentemente tomaram medidas para fechar temporariamente embaixadas ou emitir alertas de segurança para viajantes devido a temores de ataques contra missões estrangeiras ou viajantes estrangeiros.

O ministro do Interior turco twittou que as embaixadas do país estavam travando uma "nova guerra psicológica" contra a Turquia.

Uma fonte do Ministério das Relações Exteriores da Turquia, que pediu anonimato, disse que a ação simultânea dos países ocidentais "não é uma abordagem proporcional e de bom senso" e "apenas ajuda na agenda secreta de organizações terroristas".

A fonte enfatizou que a segurança de todas as missões diplomáticas na Turquia é garantida por acordos internacionais e os aliados devem cooperar com as autoridades turcas.

Fontes