Turquia lança ataques aéreos contra rebeldes curdos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

25 de outubro de 2007

Mapa da área inabitada do Curdistão, por volta de 1992

Segundo os relatórios, a Turquia tem hoje lançado contra-ataques aéreos ao PKK, nas bases perto da fronteira com o Iraque. Caças F-16 jatos e helicópteros estão armados, e é relatado que eles têm bombardeado alvos de ambos os lados da fronteira.

Funcionários turcos disseram que uma grande incursão não foi implementada neste momento, por dar uma última oportunidade de diplomacia. Uma delegação iraquiana, chefiada pelo ministro da defesa Qadir Obeidi (aliás Abdel Qader Jassim), está prevista a visita a Turquia na quinta-feira.

"Nós não aceitamos, de forma alguma, (...) a utilização de território iraquiano, incluindo os territórios da região do Curdistão, como base para ameaçar a segurança dos países vizinhos", disse Massoud Barzani, Presidente do Governo Regional do Curdistão , disse em uma Declaração condenando o PKK.

"Estamos preocupados com a contínua escaramuças que estão acontecendo lá, e os ataques terroristas que estão sendo lançados pela PKK contra os turcos", disse a porta-voz da casa branca, Dana Perino disse.

Notícias relacionadas

Fontes

Ligação a um site em inglês *David Clarke and Thomas Grove Turkish planes bomb Iraq village, no major incursion Reuters 24 de outubro de 2007

Ligação a um site em inglês * Turkish raids along Iraqi border BBC News Online 24 de outubro de 2007

Ligação a um site em inglês *Deborah Haynes, David Byers and Nico Hines Turkey shells Kurdish targets in Iraq The Times 24 de outubro de 2007

As categorias deste artigo foram atualizadas em 17 de fevereiro de 2008. Para maiores informações veja o histórico.