Turquia emite mandados de prisão para construtores

Fonte: Wikinotícias

12 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Turquia emitiu mandados de prisão para mais de 100 pessoas que o governo suspeita serem responsáveis ​​pelo desabamento de muitos edifícios durante e após os terremotos de segunda-feira.

Alguns empreiteiros já foram presos. Vários deles foram detidos em aeroportos.

A Turquia tem códigos de construção, mas eles raramente são aplicados.

O Ministério da Justiça da Turquia está estabelecendo agências de investigação de crimes para identificar as pessoas responsáveis ​​pelas más práticas de construção.

Equipes de resgate e familiares continuaram no domingo procurando pessoas presas sob as ruínas. Seus esforços na Turquia foram dificultados pelos escombros de milhares de prédios desabados.

Eyup Muhcu, presidente da Câmara de Arquitetos da Turquia, disse à Associated Press que muitos dos edifícios que caíram foram construídos com materiais e métodos inferiores, sem levar em conta os códigos de construção da Turquia.

Mais de 28.000 pessoas morreram na Turquia e na Síria, após os dois grandes tremores de segunda-feira e dezenas de tremores secundários, dizem as autoridades, e milhões de pessoas ficaram desabrigadas.

Martin Griffiths, chefe de ajuda das Nações Unidas, disse esperar que o número de mortos dobre.

A região controlada pelos rebeldes no noroeste da Síria foi a área mais atingida do país.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, disse no sábado que o terremoto foi o "desastre do século".

Suzan van der Lee, sismóloga e professora da Northwestern University, afirma: “Terremotos como este vão acontecer… simplesmente não sabemos quando. Então, o melhor a fazer é estar o mais preparado possível, prédios o mais seguros possível e saber exatamente o que fazer quando sentir o chão tremer.”

Fontes