Turismo: Maranhão registra aumento de 19,49% nos desembarques

Fonte: Wikinotícias

4 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou um levantamento sobre o embarque e desembarque de passageiros ao Maranhão. Em 2022 foram registrados 806.754 desembarques gerais, o que representa um aumento de 19,49% em relação a 2021. A pesquisa da Setur usou como base os dados presentes no site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sobre os aeroportos de São Luís, Imperatriz e Barreirinhas.

Os destinos com o maior número de desembarques no estado são encabeçados por São Paulo (182.818), Distrito Federal (104.780), Ceará (87.004), Minas Gerais (71.188) e Pernambuco (70.321). O levantamento feito pela Setur mostra ainda que é no mês de julho que ocorre o maior fluxo de visitantes ao estado. Em julho do ano passado foram 87.716 desembarques, o que representa um aumento de 26,93% em relação ao mesmo período de 2021.

Para este ano, a expectativa é que se mantenha o crescimento de visitantes. De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, as ações do governo estadual têm estimulado a divulgação estratégica do Maranhão, com um foco especial no São João e nos Lençóis Maranhenses.

“A nossa expectativa é que a gente tenha um aumento de 30% no fluxo de visitantes este ano, tendo em vista que estamos divulgando os nossos destinos em várias feiras e a candidatura dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade, pois as pessoas ficam curiosas em conhecer o nosso estado, que tem uma diversidade muito grande”, informou.

Entre as ações estratégicas ela ressaltou a promoção da festa de São João que além de ter mais tempo para ser apreciada este ano – com programação oficial nos meses de junho e julho e prévias durante o mês de maio com o projeto Maranhão de Reencontros – está sendo divulgada para agentes de viagem e operadores do turismo em eventos de grande visibilidade.

“O governador Carlos Brandão está investindo no turismo para que a cada dia possamos vender mais o nosso destino, pois o turismo é multiplicador. Em abril fizemos o lançamento do São João na WTM [Latin America], que gerou um fluxo muito grande de interessados em conhecer essa festa tão grande e bonita. Estamos viajando para a BNT Mercosul, em Balneário Camboriú, onde iremos capacitar [operadores de turismo] sobre o São João e sobre os Lençóis. E no dia 11 faremos o lançamento do São João para operadores e agentes de viagem no Hotel Pestana, em São Paulo”, destacou Socorro Araújo.

A gestora da Setur ressaltou que a candidatura dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade alavanca o interesse pelo destino. “Só em concorrer como Patrimônio Natural já chama a atenção das pessoas e os agentes de viagem ficam interessados em conhecer mais informações para repassar ao público final que entra em contato com as agências de viagem para saber do Maranhão. E temos o turismo de experiência, o turismo náutico, o turismo de base comunitária, várias formas de turismo, além de sermos muito hospitaleiros”, comentou.

Expectativa dos visitantes

No Aeroporto Internacional de São Luís, a procura de informações pelo São João e pelos Lençóis Maranhenses começa a aumentar nesse período. Ana Bernadete, 23 anos, que trabalha no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), explica que entre os assuntos mais requisitados está o Polo Lençóis.

“Temos uma procura muito grande por informações sobre o Polo Lençóis e agora no período do São João a tendência é aumentar essa demanda. As principais dúvidas incluem o deslocamento de São Luís aos Lençóis, mas também sobre como chegar ao Centro Histórico, as casas de cultura e a agenda cultural da cidade”, comentou.

O contador Ricardo Vinicius Oliveira está pela primeira vez em São Luís. Ele conta que vai tirar uns dois dias para conhecer a capital e depois seu destino será a cidade de Atins. “Estou com uma grande expectativa para conhecer os Lençóis Maranhenses e já pude ver um pouco do avião quando estava chegando aqui. É a primeira vez que visito o Maranhão e também irei ao Centro Histórico de São Luís”, compartilhou.

Já a jornalista Isa Mendonça veio de Maceió (AL) para São Luís por conta do trabalho, mas pretende retornar a lazer. “São Luís é uma cidade que eu venho muito a trabalho, mas eu conheço pouco da capital, só que esse pouco que eu conheci é muito agradável e a cidade tem um apelo cultural muito forte. Eu tive a oportunidade de vir aqui no período do Natal e acompanhei um pouco da programação que o Estado faz. Eu amo São Luís e pretendo vir outra vezes para lazer, quero conhecer mais locais e também os Lençóis Maranhenses com o meu marido”, disse.

Fontes