Tufão Egay muda de rota e deve atingir as Filipinas e a China; Taiwan pode escapar do pior

Fonte: Wikinotícias

24 de julho de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Egay (Doksuri) hoje a leste das Filipinas

O tufão Egay (também chamado Doksuri) que ainda serpenteia pelo mar a leste das Filipinas com ventos de cerca de 180km/h, teve sua trajetória alterada e deve atingir o norte do país e a China, enquanto Taiwan deve escapar de um impacto direto. "Espera-se que o sistema contorne a ponta nordeste de Luzon em 24 horas, depois siga para o sudoeste de Taiwan após 2 dias, atingindo a costa leste da China perto de Xiamen após 3 dias", explica o portal especializado Zoom Earth.

Até ontem, as previsões eram que Egay tocasse solo em uma região entre o leste e o sul taiwanês, mas a atuação de uma área de alta pressão (um anticiclone) sobre Taiwan está influenciando o movimento do sistema, impedindo que ele siga para norte e obrigando-o a se inclinar para noroeste.

Nas Filipinas, alertas para chuvas e ventos continuam em vigor para Visayas e Luzon, onde a região norte deve ser a impactada, com ventos que podem chegar a 200km/h.

Preparativos

Como medida preventiva, os governos nacional, regionais e locais prepararam kits de alimentos, água, higiene e de medicamentos para ajudar os afetados. Equipes de resgate também já estão prontas e o Exército Filipino e a Polícia Nacional colocaram pessoal de prontidão.

O Departamento de Obras Públicas e Rodovias (DPWH) também já anunciou que preparou veículos e outros equipamentos pesados para ajudar na limpeza de vias públicas que podem ser interrompidas com a queda de árvores e deslizamentos de terra.

Notícias Relacionadas

Fontes