Egay vira um tufão a leste das Filipinas e deve tocar solo em Taiwan como um supertufão

Fonte: Wikinotícias

23 de julho de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A possível rota do Egay

A tempestade tropical Egay virou um tufão essa noite (horário local), enquanto serpenteia pelo mar a leste das Filipinas com ventos sustentados de cerca de 130km/h e rajadas de vento de mais de 150.

Apesar de ainda não haver certeza se o sistema tocará solo em algum local do nordeste do país nos próximos dias, as previsões meteorológicas indicam com grande chance de confiabilidade que Egay (chamado Doksuri em outros países), no entanto, desembocará na costa de Taiwan no meio dessa semana como um superfuracão, com ventos sustentados que podem passar de 200km/h e rajadas de mais de 250.

Nas Filipinas centenas de cidades da costa leste estão em alerta para os efeitos da tempestade, já que ventos de moderados a fortes têm afetado a região. A chuva intensa também já desalojou dezenas de pessoas em Manolo Fortich e Bukidnon, onde o rio Alae transbordou.

Estão sob alertas para chuvas e ventos o nordeste de Mindanau, o leste de Visayas e o leste e norte de Luzon, incluindo as Ilhas Batanes-Babuyan, onde o sistema pode, eventualmente, tocar solo, no que o Rappler chamou de "uma mudança considerável na rota potencial de Egay".

Fontes