Trump se recusa a rejeitar as alegações de que Harris é inelegível para concorrer a vice-presidente

Fonte: Wikinotícias
Imagem meramente ilustrativa.

14 de agosto de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

O presidente Donald Trump se recusa a rejeitar alegações falsas que circulam nas redes sociais de que Kamala Harris pode não ser legalmente elegível para a vice-presidência por causa de questões em torno do status de imigração de seus pais na época em que nasceu.

"Ouvi hoje que ela não atende aos requisitos", disse Trump, respondendo à pergunta da VOA. "E, por falar nisso, o advogado que escreveu esse artigo é um advogado altamente qualificado e muito talentoso. Eu não tenho ideia, isso mesmo. Eu teria pensado, eu teria assumido que os democratas teriam verificado isso antes que ela fosse escolhida para se candidatar a vice-presidente. "

Trump estava se referindo a John Eastman, professor de direito da Chapman University que divulgou a teoria em um artigo de opinião publicado na Newsweek. Um tweet contendo o artigo foi retuitado na quinta-feira por Jenna Ellis, uma consultora de campanha de Trump.

Harris nasceu em Oakland, Califórnia. Acadêmicos constitucionais e precedentes da Suprema Corte há muito sustentam que qualquer pessoa nascida nos EUA é cidadã americana, o que os torna elegíveis para a presidência e a vice-presidência.

"Harris é claramente elegível", disse o professor do Georgetown University Law Center, Josh Chafetz. "Ela nasceu nos Estados Unidos e, de acordo com a cláusula de cidadania da 14ª Emenda, isso significa que ela era uma cidadã de nascimento, o que a torna uma cidadã nata para fins de elegibilidade presidencial. Nenhum estudioso sério pensa o contrário. "

Esta não é a primeira vez que Trump levanta uma questão sobre a cidadania de seu oponente. Depois de anos promovendo a "conspiração do nascimento" e conclamando o presidente Barack Obama a liberar sua certidão de nascimento, Trump reconheceu em 2016 que Obama nasceu nos Estados Unidos.

As alegações de birther de Trump sobre Harris eram "totalmente previsíveis" e "totalmente sem sentido", disse Larry Sabato, diretor do Center for Politics da University of Virginia.

Trump teve sucesso na política porque é muito bom em definir seus oponentes como "o outro", acrescentou Sabato.

"Liderar o movimento de nascimento contra o presidente Obama foi o batismo de Trump, e seus constantes ataques aos imigrantes continuaram a entusiasmar sua base", disse Sabato. "Kamala Harris é negra, parcialmente sul-asiática e tem pais imigrantes, e tudo isso automaticamente levantará suspeitas entre os brancos operários de Trump."

A campanha de Biden não respondeu ao pedido de comentário da VOA.

Fonte