Trump anuncia término da relação com a OMS
29 de maio de 2020
Numa coletiva de imprensa realizada horas atrás, o presidente americano Donald Trump anunciou que os Estados Unidos (EU) estão terminando hoje sua relação com a Organização Mundial da Saúde (OMS - WHO em inglês). O motivo é o descontentamento de Trump devido ao gerenciamento da pandemia de COVID-19. "Por pressão da China, a OMS liderou mal a resposta do mundo, logo após o vírus ser descoberto", disse, enfatizando que a pandemia já custou a vida de mais de 100 mil americanos e mais de 1 milhão no mundo todo - atualmente são cerca de 363 mil mortes, segundo o Mapa do Coronavírus da JHU, e não 1 milhão.
Enfatizando a relação do país com a China, ele disse que os chineses continuamente violaram as promessas feitas aos EU. Ele falou também sobre as relações econômicas entre os dois países: "vamos proteger os investidores americanos", disse.
Antecedentes
Trump costuma chamar o novo coronavírus Sars-Cov-2 de "vírus chinês", o que já causou protestos públicos de autoridades do país asiático. "O sofrimento pelo qual o mundo está passando hoje é resultado da má-visão do governo chinês", disse ainda hoje durante a coletiva.
O presidente já havia suspendido o pagamento anual feito pelos Estados Unidos à OMS semanas atrás.
Fontes
- LIVE: President Donald Trump holds a news conference, White House, 29 de maio de 2020.
Esta página está arquivada e não é mais editável. |