Trump anuncia envio da Guarda Nacional para conter protestos em Wisconsin

Fonte: Wikinotícias

26 de agosto de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nesta quarta (26), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu enviar a Guarda Nacional para conter protestos na cidade de Kenosha, em Wisconsin, o que é uma aposta arriscada do presidente a pouco mais de dois meses das eleições de 3 novembro. A imagem do presidente da "lei e da ordem", como escreve o republicano nas redes sociais, deu errado no meio do ano.

"HOJE, enviarei tropas federais e a Guarda Nacional para Kenosha, WI [no estado de Wisconsin], para restaurar a LEI e a ORDEM", postou Trump no Twitter na tarde desta quarta-feira, após conversar com o governador Tony Evers, do Partido Democrata. Trump disse que não aceitaria "saques, incêndios, violência e ilegalidades nas ruas americanas".

Um ataque registrado pela câmera de um telefone celular mostra um jovem branco abrindo fogo em uma rua com um fuzil semiautomático. Na gravação, é possível ouvir o atirador afirmando que acabara de "matar alguém". A pessoa que aparece no vídeo seria o adolescente, residente em Antioch, a pouco mais de 20 quilômetros de Kenosha. Ele foi detido pela polícia em sua cidade, no estado do Illinois.

Os protestos eclodiram na cidade após Jacob Blake, um homem negro de 29 anos, ser alvejado pelas costas por policiais que atendiam um chamado sobre uma briga doméstica.

O incidente ocorreu na esteira de vários casos recentes de violência policial contra pessoas negras, como os que resultaram nas mortes de George Floyd, em Minneapolis, Rayshard Brooks, em Atlanta, e Breonna Taylor, em Louisville, que geraram uma onda de protestos antirracistas em todo o país.

Fontes