Trump é acusado de violar leis de campanha ao incitar campanha para 2024

Fonte: Wikinotícias

15 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Enquanto o ex-presidente Donald Trump continua provocando uma futura candidatura à Casa Branca, um super PAC o acusou de violar as leis federais de campanha ao arrecadar e gastar dinheiro para uma candidatura sem apresentar oficialmente sua candidatura.

Em sua queixa apresentada na segunda-feira à Comissão Eleitoral Federal, a American Bridge acusou Trump de “arrecadar e gastar fundos acima dos limites da Comissão para avançar na campanha presidencial de 2024.” O super PAC diz que isso inclui “pagamentos para eventos nas propriedades de Trump, comícios com Trump, pagamentos de consultoria a ex-funcionários da campanha de Trump e publicidade digital sobre eventos de Trump e seu suposto oponente de 2024.”

Alegando que Trump já decidiu em particular montar uma campanha em 2024, a American Bridge diz que foi obrigado a apresentar uma declaração de intenção de concorrer dentro de 15 dias após receber contribuições ou gastar mais de US$ 5.000.

“Trump brincou com o Federal Election Campaign Act por meses”, disse o grupo na segunda-feira, observando que o ex-presidente gastou mais de US$ 100.000 por semana em anúncios no Facebook “e consistentemente arrecadou mais de 1 milhão por semana, uma clara violação da lei de financiamento de campanha e um precedente estabelecido pela Comissão Eleitoral Federal.

A American Bridge quer que a FEC force a divulgação dos gastos de Trump e o multe "o valor máximo permitido por lei".

Taylor Budowich, porta-voz de Trump, disse que a queixa da American Bridge não tinha mérito e acusou os democratas de recorrer a "truques baratos".

“Nosso país está caminhando para o desastre por causa das falhas dos democratas e, em vez de reverter o curso para fornecer o alívio necessário às famílias americanas, eles estão ocupados apresentando queixas frívolas que não têm mérito”, disse ele.

Não está claro como a comissão procederia com o caso, o que aumenta um atraso. Às vezes criticados como ineficazes e muito lentos em suas decisões, os seis comissários, três democratas e três republicanos, muitas vezes ficam atolados nas linhas partidárias, resultando em demissões frequentes.

Trump fez alusão a seus planos em quase todas as aparições e entrevistas, dizendo a apresentadores conservadores e audiências simpáticas que está esperando para fazer um anúncio até depois das eleições, porque isso acionaria leis de financiamento de campanha.

“Talvez tenhamos que concorrer novamente”, disse Trump na Carolina do Sul no sábado, em campanha para dois candidatos republicanos que desafiam membros da Câmara que ele disse terem sido desleais a ele nas primárias.

Fontes