Trudeau "nos apunhalou pelas costas", diz conselheiro da Casa Branca
10 de junho de 2018
O principal conselheiro económico da Casa Branca acusou, neste domingo, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, de trair o presidente Donald Trump com comunicados “polarizadores” sobre as políticas comerciais dos Estados Unidos.
Tais comunicados podem fazer o líder norte-americano parecer fraco numa altura em que se prepara para uma cimeira histórica com a Coreia do Norte, disse Larry Kudlow.
Kudlow, director do Conselho Económico Nacional, disse que o primeiro ministro do Canadá é “amador” e “juvenil”, numa conferência de imprensa, sábado, após Trump ter deixado a cúpula do G7 no sábado.
Os comentários de Trudeau, feitos após Trump ter deixado a reunião com destino à Singapura, enfureceram o presidente norte-americano.
Em reacção, Trump usou o Twitter para dizer que Trudeau é “muito desonesto e fraco”.
Na sequência, Trump retirou os Estados Unidos do comunicado conjunto do G-7, que representava um frágil consenso sobre a disputa comercial entre Washington e seus principais aliados, disse Kudlow.
“Ele disse que os Estados Unidos são insultantes. Ele disse que o Canadá tem que se levantar e tomar uma postura. Ele diz que nós somos o problema com as tarifas. A parte não factual disso é que eles têm tarifas enormes”, disse Kudlow no programa “State of the Union”, na CNN.
Kudlow sublinhou: “ele (Trudeau) realmente nos apunhalou pelas costas”.
Segundo a Reuters, no início de domingo, Trudeau se recusou a responder perguntas de repórteres sobre os resultados da conferência de dois dias em Quebec.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fonte
Redação VOA. Trudeau "nos apunhalou pelas costas", diz conselheiro da Casa Branca— Voz da América, 10 de junho de 2018
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|