Trudeau "nos apunhalou pelas costas", diz conselheiro da Casa Branca

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bandeira do Brasil
Outras notícias sobre os Estados Unidos
Localização dos Estados Unidos
Localização dos Estados Unidos

Agência VOA

10 de junho de 2018

O principal conselheiro económico da Casa Branca acusou, neste domingo, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, de trair o presidente Donald Trump com comunicados “polarizadores” sobre as políticas comerciais dos Estados Unidos.

Tais comunicados podem fazer o líder norte-americano parecer fraco numa altura em que se prepara para uma cimeira histórica com a Coreia do Norte, disse Larry Kudlow.

Kudlow, director do Conselho Económico Nacional, disse que o primeiro ministro do Canadá é “amador” e “juvenil”, numa conferência de imprensa, sábado, após Trump ter deixado a cúpula do G7 no sábado.

Os comentários de Trudeau, feitos após Trump ter deixado a reunião com destino à Singapura, enfureceram o presidente norte-americano.

Em reacção, Trump usou o Twitter para dizer que Trudeau é “muito desonesto e fraco”.

Na sequência, Trump retirou os Estados Unidos do comunicado conjunto do G-7, que representava um frágil consenso sobre a disputa comercial entre Washington e seus principais aliados, disse Kudlow.

“Ele disse que os Estados Unidos são insultantes. Ele disse que o Canadá tem que se levantar e tomar uma postura. Ele diz que nós somos o problema com as tarifas. A parte não factual disso é que eles têm tarifas enormes”, disse Kudlow no programa “State of the Union”, na CNN.

Kudlow sublinhou: “ele (Trudeau) realmente nos apunhalou pelas costas”.

Segundo a Reuters, no início de domingo, Trudeau se recusou a responder perguntas de repórteres sobre os resultados da conferência de dois dias em Quebec.

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati