Tribunal internacional ordena volta de líder sérvio à prisão

Fonte: Wikinotícias

Europa • 30 de março de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPIJ) revogou hoje (30) a liberdade provisória do líder ultranacionalista sérvio Vojislav Seselj, ordenando o regresso dele à prisão em Haia, na Holanda. Vojislav Seselj é acusado de crimes contra a humanidade e de guerra. O TPIJ “ordena à câmara do tribunal para anular imediatamente a decisão de colocar Seselj em liberdade provisória e ordena o regresso [do acusado] à unidade de detenção das Nações Unidas” em Haia, anunciou a instância internacional, em um comunicado. Em novembro passado, o tribunal concedeu, sem qualquer restrição, a liberdade provisória a Vojislav Seselj, que regressou à Sérvia para receber tratamento médico contra um câncer.

Apesar de ter autorizado o regresso de Seselj a Belgrado, o tribunal não chegou a pronunciar um veredito. O líder sérvio está em julgamento no TPIJ há cerca de 12 anos por crimes de guerra na Croácia (1991-95) e na Bósnia (1992-95). Ele declarou não ser culpado em nove acusações, que incluem assassinato, tortura, destruição de aldeias e conduta cruel.

Desde a sua libertação, Vojislav Seselj, de 60 anos, tem assumido uma postura provocatória e atacado verbalmente a instância internacional, prometendo que não vai comparecer diante do TPIJ ou cumprir qualquer sentença. Cabe agora à polícia sérvia cumprir a decisão do tribunal e prender Vojsilav Seselj. “Esta decisão não me interessa, não vou definitivamente regressar a Haia por minha vontade própria”, reagiu Seselj, em declarações, acrescentando que a polícia sérvia ainda não tinha entrado em contato com ele. Esperava que a cavalaria chegasse com grande pompa para me prender, mas [os policiais] ainda não se mostraram”, afirmou.

Fontes