Tribunal de Moscou nega recurso de jornalista estadunidense preso

Fonte: Wikinotícias

20 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um tribunal de Moscou recusou na terça-feira um apelo do repórter do Wall Street Journal, Evan Gershkovich, contra uma decisão que prorrogou sua prisão preventiva por três meses, segundo a mídia estatal russa.

Gershkovich está detido desde março, sob acusações de espionagem que ele nega. A prisão preventiva deveria expirar em 29 de maio, mas foi prorrogada até agosto e novamente até novembro.

Com o seu recurso rejeitado, a sua prisão preventiva durará agora pelo menos até 30 de novembro. Nenhuma data foi marcada para seu julgamento.

Gershkovich falhou em dois recursos anteriores contra a sua prisão preventiva.

Grupos de defesa da liberdade de imprensa condenaram a última decisão do tribunal. “A última negação do apelo de Evan Gershkovich é decepcionante, mas não surpreendente. Gershkovich é um refém do Kremlin, por isso não podemos esperar que qualquer solução venha do sistema jurídico russo”, disse Clayton Weimers, chefe do escritório dos Repórteres Sem Fronteiras nos EUA.

Gershkovich apareceu em público na terça-feira pela primeira vez em meses na audiência. Nas fotos do tribunal, ele estava em uma caixa de vidro cercado por agentes de segurança russos com os rostos cobertos.

Os advogados de Gershkovich tentaram contestar a prorrogação da sua prisão preventiva, mas o juiz recusou-se a considerar o recurso, alegando violações processuais.

Notícias relacionadas

Fontes

‎‎