Tremor de terra provoca tsunami no Pacífico

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Epicentro do terremoto USGS
O arquipélago de Samoa.
Samoa localiza-se no sul do Oceano Pacífico, a nordeste da Nova Zelândia.

29 de setembro de 2009

Um grande terremoto submarino provocou fortes ondas no arquipélago de Samoa nesta terça-feira (29). O tremor foi de 8 graus na Escala Richter, que varia entre 0 e 10, e a 50 km de profundidade. O Instituto Geológico dos Estados Unidos cancelou o alerta de tsunami para o Pacífico, lançado após o terremoto e dirigido, em particular, a Nova Zelândia, ilhas Fiji, Polinésia Francesa e Tonga. Ao menos um vilarejo foi atingido por ondas de 4,5 m de altura e segundo fontes locais, 100 pessoas morreram[1] e muitas outras ficaram feridas.

O epicentro localizou-se no mar, a 208 quilômetros de Apia, capital de Samoa. O neozelandês Graeme Ansell em entrevista a uma rádio, a partir de uma colina próxima de Apia disse que "Foi muito rápido. Toda a vila foi atingida. Não sobrou um prédio de pé. Todos nós escalamos colinas, e um dos nossos colegas quebrou uma perna. Haverá pessoas com muita necessidade por aqui".

O Japão retirou o alerta de tsunamis por volta das 4 da manhã já desta quarta(30). Um novo tremor de terra ocorreu por volta das 7h15 desta manhã (horário de Brasília) a 50 km da costa de Padang na ilha de Sumatra na Indonésia.

Fontes[editar]

Referência[editar]

  1. Tsunami devasta Samoa e deixa cerca de cem mortos; EUA e UE oferecem ajuda, Folha Online, 30 de setembro de 2009

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati