Tremor de terra provoca tsunami no Pacífico

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Epicentro do terremoto USGS
O arquipélago de Samoa.
Samoa localiza-se no sul do Oceano Pacífico, a nordeste da Nova Zelândia.

29 de setembro de 2009

Um grande terremoto submarino provocou fortes ondas no arquipélago de Samoa nesta terça-feira (29). O tremor foi de 8 graus na Escala Richter, que varia entre 0 e 10, e a 50 km de profundidade. O Instituto Geológico dos Estados Unidos cancelou o alerta de tsunami para o Pacífico, lançado após o terremoto e dirigido, em particular, a Nova Zelândia, ilhas Fiji, Polinésia Francesa e Tonga. Ao menos um vilarejo foi atingido por ondas de 4,5 m de altura e segundo fontes locais, 100 pessoas morreram[1] e muitas outras ficaram feridas.

O epicentro localizou-se no mar, a 208 quilômetros de Apia, capital de Samoa. O neozelandês Graeme Ansell em entrevista a uma rádio, a partir de uma colina próxima de Apia disse que "Foi muito rápido. Toda a vila foi atingida. Não sobrou um prédio de pé. Todos nós escalamos colinas, e um dos nossos colegas quebrou uma perna. Haverá pessoas com muita necessidade por aqui".

O Japão retirou o alerta de tsunamis por volta das 4 da manhã já desta quarta(30). Um novo tremor de terra ocorreu por volta das 7h15 desta manhã (horário de Brasília) a 50 km da costa de Padang na ilha de Sumatra na Indonésia.

Fontes[editar]

Referência[editar]

  1. Tsunami devasta Samoa e deixa cerca de cem mortos; EUA e UE oferecem ajuda, Folha Online, 30 de setembro de 2009

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati