Tremor de 7,7 graus provoca tsunami na Indonésia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

26 de outubro de 2010

Um terremoto de 7,7 graus na escala Richter provocou um tsunami que atingiu a Indonésia na noite de ontem (25). Duas réplicas de 6,1 e de 6,2 foram sentidas na região. As informações são da agência portuguesa Lusa e a Reuters.

O tremor principal ocorreu a cerca de 20 quilômetros de profundidade na região de Kepulauan Mentaw. Autoridades locais chegaram a emitir um alerta de tsunami, mas o aviso foi suspenso poucas horas depois.

Entretanto, ondas gigantes atingiram as ilhas Mentawai, situadas a 78 quilômetros a oeste de Pagai do Sul. No vilarejo litorâneo de Betu Monga, a maioria das casas foi destruída, segundo um funcionário regional do Departamento de Pesca, citado pela Agência Reuters.

Cquote1.png

Das 200 pessoas que vivem no vilarejo, só 40 foram encontradas; 160 ainda estão desaparecidas, a maioria mulheres e crianças.(...)Temos pessoas relatando ao posto de segurança daqui que não conseguiram segurar suas crianças, que elas foram arrastadas. Muita gente está chorando

Cquote2.svg
Hardimansyah, funcionário regional do Departamento de Pesca



Surfistas também relataram, via Facebook, que ondas invadiram o resort Macaronis, frequentado por surfistas na ilha de Pagai do Norte. Segundo o site Surfaid, organização de ajuda a surfistas, ondas de três metros atingiram o resort.

Em dezembro de 2004, um tremor de magnitude 9,1 atingiu a costa oeste da ilha de Sumatra, também na Indonésia, matando pelo menos 230 mil pessoas.

A Indonésia está localizada no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil tremores a cada ano. A maioria deles tem pouca potência e passa despercebida pela população.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati