Tratado Norte-Americano de Livre Comércio encerrado

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

1 de julho de 2020

O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), que entrou em vigor em 1 de janeiro de 1994, terminou oficialmente à meia-noite de hoje, estabelecendo uma nova era de comércio entre os Estados Unidos, Canadá e México.

O novo acordo, que liga quase 500 mil pessoas, foi assinado em 30 de novembro de 2018 em Buenos Aires, Argentina. As renegociações foram impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em agosto de 2017. Ele considerava o NAFTA como o "pior acordo comercial da história de seu país".

"Melhor do que nenhum acordo, mas não melhor que o anterior", disse Dan Ciuriak, do CD Howe Institute, que se baseia em vários impactos do acordo. A taxa de crescimento do produto interno bruto (PIB) dos três países pode cair como resultado.

Também intervém quando os três países mergulham em uma guerra de preços em produtos de exportação, como a madeira canadense, que está sujeita a impostos de 20,23% pelos Estados Unidos, que também impôs tarifas ao aço e ao alumínio. O Canadá respondeu impondo tarifas aos produtos americanos. O novo acordo não faz nada para resolver essas disputas.

As economias dos três países também mudaram consideravelmente desde o final das negociações, principalmente devido à pandemia de COVID-19, que aumentou a taxa de desemprego e gerou o desejo de grandes quantidades de suprimentos.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com