Trabalhadores de concessionária de transportes públicos prepararam manifestação no Namibe, Angola

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

Empresa não paga salários há 17 meses.

2 de dezembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Mais de 100 trabalhadores da concessionaria de transportes públicos Betacap, que não recebem salários há 17 meses e que estão em greve há mais de três meses, garantiram apoios de partidos da oposição para realizarem manifestações públicas a denunciarem a sua situação.

O secretário da comissão sindical dos trabalhadores grevistas no Namibe, João da Costa disse à VOA ter realizado contactos com as lideranças dos partidos políticos da oposição e de figuras da sociedade civil para garantir os apoios necessários para a realização de manifestações na cidade do Namibe ainda este mês.

“Já remetemos documentos ao Governo, ao Ministério de Trabalho e Segurança Social, e aos transportes, há três meses, mas ainda não obtivemos resposta aos nossos problemas. A única saída é mesmo uma onda de manifestações porque somos pais de famílias, estudamos, temos filhos a estudar, portanto a situação agrava-se a cada dia que passa”, explicou Costa.

O sindicalista diz que trabalhadores contam com o apoio dos partidos da oposição para as manifestações.

Por decisão daquela comissão sindical, a residência do Governador Rui Falcão, localizada na parte alta da cidade do Namibe, é o ponto escolhido para o término das referidas manifestações.

O sindicalista cita os nomes dos sócios da concessionaria Betacap, constituída por altos responsáveis do Executivo da província, entre os quais figura a deputada do MPLA, Carolina Cristina Elias, que nos últimos dois mandatos ocupou o cargo de segunda secretária provincial do partido na província do Namibe.

O secretário executivo provincial da Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral, Sampaio Mucanda apoia a iniciativa dos grevistas. “É por isso que em nome da pátria somos presos por este regime. Consultaram-nos e estamos de acordo, eles que se organizem e nós vamos enfrentar este regime”, reagiu o dirigente.

Por seu lado, o líder do partido do UNITA, o Galo Negro, na província, Ricardo Ekupa de Noé Tuyula, além da solidariedade aos manifestantes, considera desumano manter trabalhadores 18 meses sem salários em sociedades democráticas e de direito.

“É mesmo desumano. Faço uma pergunta, será que este empregador que há 17 meses não paga o trabalhador, ele também não come há 17 meses? É incrível, é inacreditável. O Governador Rui Falcão devia ser a personalidade a dar solução este problema”, defendeu o político do galo negro.

Entretanto, Mário Leite, um dos sócios da empresas, garante que que tudo está a ser feito para que um novo acordo com os trabalhadores e espera que tal aconteça antes do Natal.

Notícia Relacionada

Fonte