Três homens se declaram culpados em conspiração para atacar redes elétricas dos EUA

Fonte: Wikinotícias

24 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Departamento de Justiça dos EUA disse na quarta-feira que três homens se declararam culpados de crimes ligados a planos de ataque a redes elétricas nos EUA para promover a ideologia da supremacia branca.

“Esses três réus admitiram se envolver em uma conspiração perturbadora, em prol da ideologia da supremacia branca, para atacar instalações de energia a fim de prejudicar a economia e alimentar a divisão em nosso país”, disse o procurador-geral assistente de Segurança Nacional, Matthew G. Olsen, em um comunicado. declaração.

“O Departamento de Justiça está empenhado em investigar e desmantelar esses planos terroristas e responsabilizar os perpetradores por seus crimes”, acrescentou Olsen.

A declaração dizia Christopher Brenner Cook, de 20 anos, de Columbus, Ohio; Jonathan Allen Frost, 24, de West Lafayette, Indiana, e Katy, Texas; e Jackson Matthew Sawall, de 22 anos, de Oshkosh, Wisconsin, se declararam culpados de “uma acusação de conspiração para fornecer apoio material a terroristas”.

A agência disse que os terroristas estavam se preparando para “realizar o crime federal de destruir instalações de energia”.

Um relatório recente do Escritório de Inteligência e Análise do Departamento de Segurança Interna dos EUA concluiu que os extremistas domésticos “desenvolveram planos específicos e confiáveis ​​para atacar a infraestrutura de eletricidade desde pelo menos 2020”.

O relatório adverte que os extremistas “aderindo a uma série de ideologias provavelmente continuarão tramando e incentivando ataques físicos contra a infraestrutura elétrica”, que inclui mais de 6.400 usinas de energia e 450.000 milhas de linhas de transmissão de alta tensão que abrangem o país.

O relatório também diz que, sem ajuda interna, é improvável que os três pudessem ter causado uma interrupção em vários estados, mas poderiam ter causado ferimentos e danos.

Os três réus enfrentam uma pena máxima de 15 anos de prisão cada.

Fontes