Trump pede cessar-fogo na Ucrânia e diz que Rússia não apoiou Bashar al-Assad por causa do conflito
8 de dezembro de 2024
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu neste domingo, 8 de dezembro, um cessar-fogo imediato no conflito entre Rússia e Ucrânia.
“ | Deveria haver um cessar-fogo imediato e as negociações deveriam começar. Muitas vidas estão sendo desperdiçadas desnecessariamente, muitas famílias destruídas e, se continuar assim, pode se transformar em algo muito maior e muito pior. Conheço bem o Vladimir. Esta é a hora dele agir. A China pode ajudar | ” |
Donald Trump |
A declaração ocorre após a capital da Síria, Damasco, ser tomada por um grupo armado e Bashar al-Assad fugir do país. Segundo o norte-americano, a Rússia não apoiou Assad por causa do gasto no conflito com a Ucrânia.
"Assad se foi. Ele fugiu de seu país. Seu protetor, a Rússia, liderada por Vladimir Putin, não estava mais interessada em protegê-lo", escreveu em uma rede social.
"Eles perderam todo o interesse na Síria por causa da Ucrânia, onde cerca de 600.000 soldados russos estão feridos ou mortos, em uma guerra que nunca deveria ter começado e que pode continuar para sempre. A Rússia e o Irã estão enfraquecidos no momento, um por causa da Ucrânia e de uma economia ruim, o outro por causa de Israel e seu sucesso militar", argumentou ele.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((pt-BR)) Trump diz que Rússia perdeu ‘interesse’ em proteger Assad por causa da Ucrânia — VEJA. Página visitada em 8 de dezembro de 2024