Tony Blair fala no Canadá

Fonte: Wikinotícias

28 de outubro de 2007

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Tony Blair

Tony Blair, o ex-Primeiro-Ministro do Reino Unido, fez a sua primeira aparição pública desde sua retirada como Primeiro-Ministro, ontem em um discurso intitulado "Relações Globais: Uma Conversa com Tony Blair" para um público de aproximadamente 2.400 pessoas em Calgary, Alberta a partir do meio dia até às 14h30min no Telus Convention Centre, patrocinado pelo Toronto-Dominion Bank (TD Canada Trust).

O Lanche foi servido com um autêntico bife de Alberta. Alberta estreia relações com Ed Stelmach, prefeito de Calgary , Dave Bronconnier, e outros funcionários públicos estavam lá. "Parabéns por ganhar um terceiro mandato. Como um prazo de três mandatos de primeiro-ministro, posso dizer-lhe que, quando as coisas, mas sem grosseria", Blair disse à Bronconnier.

Durante o discurso, ele falou sobre o Canadá no cenário mundial, o controverso papel militar no Afeganistão, defendendo o país em guerra, bem como de outras grandes questões enfrentadas pelo Canadá.

Blair disse não se trata de estar no lado esquerdo ou direito da política, é sobre ser aberto ou fechado.

"Se quisermos ganhar, não podemos ser apenas para a democracia e a liberdade. Temos de ser de justiça e de igualdade", disse Blair à platéia que pagou CA$ 400,00 para participar do evento. "É uma batalha de idéias."

"Se vamos combater esse terrorismo fora, vamos ter de mostrar-lhes que estamos tão duros como estão ...e permanecer no curso." Blair disse ainda que vai ser uma longa estrada na guerra e que é importante não desistir da luta contra "as forças do extremismo."

Blair é um enviado do Quarteto para o Oriente médio, que está envolvida na mediação do processo de paz no conflito israelita-palestino. Ele se tornou enviado no mesmo dia da resignação do cargo de Primeiro-Ministro.

"Esta manhã eu olhei em seus jornais locais e viu 'Premier Under Fire". E eu pensei, 'Oh Deus, por isso, o que eu tenha feito agora? 'Antes de se aperceberem que eu não era mais Primeiro-Ministro. Ainda estou me ajustando. "

Ele também comentou sobre Alberta, o petróleo e o gás, e a disputa de royalties, dizendo: "Eu estou feliz, não é apenas a minha decisão", e depois de três mandatos como primeiro-ministro, "quando aprendi a manter a minha boca fechada.". Alberta possui a segunda maior reserva petrolífera do mundo e Abu Dhabi National Energy Co. fez recentemente sua terceira oferta de US$ 5 bilhões para comprar as refinarias de Alberta, da empresa Prime West Energy Trust. Em relação a isso, Blair disse, "Calgary não é só o novo centro do Canadá ou da América do Norte, mas um centro global para o mundo."

Jornalistas não foram autorizados a utilizar câmeras ou dispositivos de gravação durante o evento como ordenados pela Scotland Yard, os relatórios de Globe e-Mail , que foram informados pelos organizadores evento.

Blair também elogiou o vinho canadense, "Este é um segredo que apenas vocês têm."

Fontes

Ligação a um site em inglês *Dawn Walton. Terrorism not abating, Blair tells Calgarians [inativa] — Globe and Mail, 27 de outubro de 2007. Página visitada em 28 de outubro de 2007. Arquivada em 30 de outubro de 2007  

Ligação a um site em inglês*Tarina White. Blair's flair wows city's business elite — Calgary Sun, 27 de outubro de 2007  

Ligação a um site em inglês*Werner Patels. Tony Blair in Calgary [inativa] — The Spade, 27 de outubro de 2007. Página visitada em 28 de outubro de 2007. Arquivada em 13 de janeiro de 2008  

Ligação a um site em inglês*Canada will become one of the most powerful nations: Tony Blair [inativa] — CBC News, 27 de outubro de 2007. Página visitada em 28 de outubro de 2007. Arquivada em 29 de outubro de 2007  

Ligação a um site em inglês*Blair praises all things Canadian in first post-politics visit — Canadian Press, 27 de outubro de 2007