Tony Blair debate religião com Christopher Hitchens no Canadá

Fonte: Wikinotícias

24 de maio de 2016

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Sexta-feira passada, 26 de novembro de 2010, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair debateu o papel da religião com o autor ateu e jornalista Christopher Hitchens na Thompson Salão Roy em Toronto, Canadá. Organizada sob os auspícios dos Munk Debates ', o movimento foi: "Que a religião é uma força para o bem no mundo".

Hitchens argumentou que a religião é "uma experiência cruel em que somos criados doente e pedi para estar bem" e que o onipresente, Deus onisciente supostamente por muitas religiões do mundo foi "uma ditadura celestial, uma espécie de a Coreia do Norte divina".

Blair - que em 2008 criou a Fundação Tony Blair Fé - admitiu, enquanto a religião não é necessário para que todos possam agir moralmente, ainda era útil para muitos, apesar de interpretações violentas de textos por parte de extremistas. Ele disse que as religiões do mundo se unem em uma missão moral de "fazer aos outros o que gostaria que fizessem a você", descrevendo "uma presença espiritual, maior, mais importante, mais significativo do que apenas nos, que tem a sua própria alimentação separada do nosso poder, e que até mesmo como maravilhas do mundo se multiplicam, nos faz ajoelhar em humildade não arrogância no orgulho ".

Continuando, Blair afirmou: "Se a fé é visto desta forma, a ciência ea religião não são incompatíveis, destinado a lutar entre si, até que finalmente a razão legal da ciência extingue as chamas fanáticos da religião."

Hitchens listados vários aspectos da religião que ele achava que eram negativos, argumentando "que é bom para o mundo de apelar para a nossa credulidade e não para o nosso cepticismo? É bom para o mundo a adorar uma divindade que toma partido em guerras e assuntos humanos? Para apelar para o nosso medo e a nossa culpa, é bom para o mundo? para o nosso terror, nossa terror da morte, é bom para apelar? "

Pressionando seus pontos, Hitchens afirmou: "Para pregar culpa e vergonha sobre o ato sexual e a relação sexual, isto é bom para o mundo e se perguntando o tempo todo, são essas responsabilidades realmente religiosas, como eu manter eles estão a aterrorizar? crianças com a imagem do inferno e castigo eterno, e não apenas de si mesmos, mas os seus pais e aqueles que amam. Talvez pior de tudo, a considerar as mulheres uma criação inferior, isto é bom para o mundo, e você pode me citar uma religião que não fez isso? "

Blair respondeu: "Eu não acho que devemos pensar que porque você pode apontar exemplos de preconceito em nome da religião, que a intolerância eo preconceito e as injustiças são subsidiárias integrais da religião."

Antes do debate, o público se opôs ao movimento de 57% a 22% (21% de indecisos). Pós-debate, a moção foi contestado por 68% da audiência e apoiada por 23%.

Fontes