The Jerusalem Post: Hizbollah planeja ataques contra judeus ao redor do mundo

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

24 de julho de 2006

Segundo o jornal The Jerusalem Post algumas células do Hizbollah que estavam adormecidas planejam entrar em ação e promover ataques contra alvos judeus espalhados pelo mundo.

De acordo com o serviço de inteligência militar de Israel, o movimento planeja entrar em ação caso os militantes do Hizbollah no Líbano fiquem acuados e sem opção. A ação contra judeus ao redor do mundo teria sido postergada até o momento porque as lideranças do Hizbollah não queriam que o movimento fosse comparado a organizações como a Al-Qaeda que promovem terrorismo internacional.

Um dos últimos ataques atribuídos ao Hizbollah fora de Israel e do Líbano ocorreu na América do Sul em 1994, na capital argentina Buenos Aires. Neste atentado, contra uma associação israelita foi usada uma van carregada com explosivos e morreram 85 pessoas.

Anteriormente, em 1992, também em Buenos Aires, um outro atentado suicida com um carro-bomba, supostamente para vingar a morte de uma liderança Hizbollah, deixou 242 pessoas feridas e matou outras 29.

Fontes