Terremotos na Turquia e Síria: mortes passam de 45 mil; ainda há pessoas vivas sendo resgatadas, 13 dias após desastre

Fonte: Wikinotícias

18 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O número de mortes devido aos terremotos que atingiram diversas cidades entre a Turquia e a Síria na segunda-feira da semana passada já alcançam 45 mil, informa a imprensa. As fatalidades na Turquia chegaram a 39.672 hoje, enquanto as mortes na Síria já somam mais de 5.800.

A ONU havia anunciado na semana passada que o total de mortes poderia chegar ou mesmo ultrapassar 40 mil.

Em meio à tragédia, no entanto, ainda há algum alento, já que mesmo após quase duas semanas do incidente, pessoas continuam sendo resgatadas vivas. Todos os dias algumas pessoas são tiradas com vida dos escombros e hoje foram mais três, todas de uma mesma família, sendo que o menino de 12 anos faleceu pouco depois. O casal sobrevivente perdeu os três filhos no desastre.

As chances de sobrevida diminuem muito após 72 horas, já que alguns órgãos do corpo, como os rins, tendem a entrar em colapso devido à falta de alimentos e principalmente de água. Os resgates de pessoas vivas hoje aconteceram em Antakya, no distrito de Hatay, 296 horas depois dos terremotos.

Os dois sismos

O primeiro sismo, de 7.8 graus de magnitude, ocorreu a oeste da cidade de Gaziantepe, Turquia, às 04h17 em horário local, enquanto o segundo sismo, de 7.5 de magnitude, ocorreu cerca de 9 horas depois, 4 km ao sul-sudeste de Ekinözü, na província de Kahramanmaraş, também na Turquia.

Referências

Notícias Relacionadas

Fontes