Terremoto no Peru causa pelo menos 10 mortes

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
LocationPeru.png

26 de setembro de 2005

No Peru, um terremoto de sete graus na escala de Richter afetou as zonas costeiras de Piura, Chiclayo e Trujillo Peru. Nos Estados Unidos os sismógrafos indicaram 7,5 graus. O tremor foi sentido em algumas cidades do Equador e da Colômbia.

O terremoto durou de 40 segundos a pouco mais de um minuto e causou pânico na população. Pelo menos dez pessoas morreram, vitimadas pelo desmoronamento de um bar em Lamas. Houve danos materiais em inúmeras moradias.

Segundo informações emitidas pelo Instituto Geodésico do Peru, o sismo ocorreu às 20h55 hora local (1h55 GMT da Segunda-feira). O epicentro foi na selva amazônica, perto da fronteira com o Brasil, a 85 km da cidade peruana de Moyobamba, capital da região de San Martin, a 115 km de profundidade, dentro da zona sísmica da falha da Cordilheira dos Andes.

No momento do terremoto, muitos torcedores saíam dos jogos do Mundial de Futebol sub-17, que atualmente se disputa na região. Algumas pessoas se viram surpreendidas ainda nos estádios onde ocorriam as partidas de quartas de final: Turquia X China e Costa Rica X México. Os alto-falantes pediram aos presentes para manter a acalma.

Em algumas localidades os serviços de telecomunicação e de energia elétrica entraram em colapso.


Fontes