Terremoto com magnitude de 6.4 sacode Argentina

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

19 de janeiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Em amarelo, a região mais atingida

O terremoto mais notável dos últimos tempos na Argentina, com magnitude de 6.4, sacudiu a província de San Juan na noite de ontem (18) e foi sentido em diferentes regiões do país, como Mendoza, San Luis, Córdoba, Tucumán, Rosario e Buenos Aires.

O evento teve o epicentro em 54 km a sudoeste da capital San Juan às 23h46min, com uma profundidade de 8 km, segundo o INPRES (Instituto Nacional de Prevenção Sísmica).

Após o terremoto principal, houve uma série de tremores secundários, embora de menor magnitude (de 4.4, de 4.9 e de 4.1, sucessivamente), que durante a madrugada desta terça-feira (19) afetaram principalmente a cidade de San Juan e as localidades de Caucete, Mirayes, Barreal e o Valle de Media Agua, conforme detalhou o INPRES.

A diretora do Instituto, Patricia Alvarado, informou que o terremoto foi registrado na cidade de Pocitos, a sudoeste de San Juan. Em conversa com o Télam, Alvarado disse que, diante desta magnitude era "esperado" que o movimento fosse sentido em várias cidades e acrescentou que estão sendo analisados eventuais danos em edifícios.

A situação na província de San Juan

“Neste momento quero transmitir tranquilidade às famílias, depois do terremoto que vivemos em San Juan. Colocamos em prática todas as medidas que aprendemos para prevenir incidentes, enquanto nos comprometemos a identificar os impactos causados para colaborar em tudo que for necessário”, disse o governador local Sergio Uñac, logo após a ocorrência do terremoto.

Logo após, na madrugada de terça-feira (19), o governador da província deu uma entrevista coletiva para comunicar a primeira notícia oficial sobre os danos causados em sua cidade. "Anunciamos duas crianças com traumatismos moderados e um adulto com traumatismo grave que está sendo transferido para o hospital", disse ele.

Segundo dados oficiais, algumas casas desabaram e houve danos nas vias públicas.

Autoridades também reportaram que nenhum dano grave foi registrado em hospitais, embora a vacinação contra o coronavírus tenha sido suspensa nesta terça-feira.

Fonte

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit