Termina o Pan do Rio

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cerimônia de Encerramento

29 de julho de 2007

Brasil —

Os Jogos Pan-americanos de 2007, chegaram ao fim neste domingo com a melhor campanha brasileira na história dos jogos.

Os ultimos dias de competição apresentaram uma disputa particular entre brasileiros e cubanos, pela segunda colocação no quadro de medalhas, que teve os estadunidenses em primeiro lugar. Mas, apesar do recorde de medalhas os brasileiros não conseguiram tirar o segundo lugar dos caribenhos, que no noite anterior abandoram a Vila Pan-americana com grande parte de sua delegação.

Recordes

Além do recorde da delegação brasileira, dois atletas em particular quebraram recordes nessa edição dos jogos pan-americanos. Hugo Hoyama, conquistou seu nono ouro e se tornou o brasileiro com maior número de medalhas douradas na história dos jogos. O nadador Tiago Pereira que conquistou seis ouros nas piscinas do Rio, torna-se o atleta com mais medalhas em uma unica edição de um Pan. O ala-armador da seleção masculina de basquete Marcelinho se tornau o primeiro atleta do país a conquinstar três títulos em um esportes coletivos.

Festa de encerramento

Antes do inicio da cerimônia foi prestada uma homenagem as vitímas do acidente aéreo o ocorrido em São Paulo durante o envento. As delegações dos 42 países das Américas que participaram dos jogos estiveram presentes e entraram junto no Estádio do Maracanã, em um tom de grande integração.

Os medalhistas da maratona, entre eles o brasileiro Franck Caldeira, vencedor da prova, receberam suas medalhas na cerimônia.

O apagar da chama Pan-americana foi feito simbolicamente pelo sopro da cantora Alice Caymmi, quando camtava O vento, após as apresentações artisticas dos mexicanos, futuros anfitriões dos jogos em 2011.

Fontes


As categorias deste artigo foram atualizadas em 17 de fevereiro de 2008. Para maiores informações veja o histórico.