Termina a reprise da novela Pantanal e a Revelação ocupa o horário no SBT

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 15 de janeiro de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Sistema Brasileiro de Televisão, mais conhecida como SBT, exibiu na última terça-feira, dia 13 de janeiro, o último capítulo da novela Pantanal, que foi reprisada ontem, devido ao "enorme número de pedidos recebidos por sua Central de Atendimento", segundo o próprio SBT. A novela estava sendo exibida desde 9 de junho do ano passado.

O desfecho da saga de Juma Marruá, interpretada pela então jovem Cristiana Oliveira, exibido na terça-feira e marcou 15 pontos no IBOPE, apesar de concorrer com a estréia do "BBB9" e com a minissérie “Maysa”.

O último capítulo da novela alcançou 18 pontos no Ibope durante sua exibição, das 22h28 às 23h21 (no horário de verão). A novela ficou com a vice-liderança na média de audiência, com 15 pontos, contra 13 da Rede Record e 34 da Rede Globo.

Além de ter imposto uma derrota amarga às novelas Os Mutantes e Chamas da Vida, Pantanal ainda chegou perto da minissérie Maysa enquanto competiram. Por muitos instantes, a diferença entre as duas chegava a apenas 5 pontos.

Na quarta-feira, o SBT inverteu os horários das novelas após o fim do telejornal Jornal do SBT, aparecendo Revelação e a reprise do último capítulo Pantanal.

Com o fim de Pantanal, a partir desta quinta-feira Revelação será exibida mais cedo, às 22h. Até esta terça, a novela ainda não tinha cativado o público, atingindo apenas sete pontos no IBOPE. Também com o fim de Pantanal, a programação do SBT passa ter cerca de 50 minutos a menos, desde que a estréia da Revelação em dezembro do ano passado.

Segundo a imprensa, em 2008, Sílvio Santos chegou a negociar para ter o direito de exibir a novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, exibida também da Rede Manchete entre 1990 a 1991, mas desistiu depois, para então criar nova faixa da novela, após as novelas Pantanal e mais tarde Revelação entrarem ao ar. O único que sobrou foi a Rede Bandeirantes, que está interessada em exibir, já que em 2006, exibiu Mandacaru, exibida pela mesma Manchete entre 1997 a 1998.

A novela Pantanal foi exibida pela Rede Manchete de 27 de março a 10 de dezembro de 1990, às 21h30min, o que levou a liderança do horário, ganhando em uma média de 41 pontos contra 20 da Rede Globo. A novela foi reprisada por duas vezes: de 17 de junho de 1991 a 18 de janeiro de 1992, às 19h30min e 26 de outubro de 1998 a 14 de julho de 1999 às 21h30min.

Esta segunda reprise tem uma particularidade interessante: entrou no ar em substituição a fracassada novela Brida, que gerou a crise da rede, provocando a venda e extinção. No lugar da rede, entrou no ar a TV!, que se tornaria RedeTV! em 15 de dezembro de 1999.

Fontes

Sites

Artigos da Wikipédia

Veja na Wikipédia...