Temporada de ciclones: Guatemala pode ser atingida por dois superciclones em 2023

Fonte: Wikinotícias

8 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Guatemala, esse país de 19 milhões de habitantes da América Central, deve ser atingida por outras 9 a 12 tempestades até o final da temporada de furacões deste ano, informou o Insivumeh (Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia). César George, meteorologista do Instituto, disse que há estimativas que dois desses fenômenos sejam ciclones tropicais mais intensos e que eles devem ocorrer entre setembro e outubro.

O país é atingido anualmente, direta ou indiretamente, tanto pelos ciclones que vêm do leste, durante a temporada de furacões do Atlântico Norte, como os que se formam no oeste, na temporada de furacões do Pacífico Leste. George explicou: "de alguma forma, é esperada a passagem de várias ondas de leste durante a temporada ciclônica neste período, o que geraria um aumento nas chuvas em alguns períodos. Somado a isso temos a passagem do fenômeno El Niño".

Só este ano, desde o início da estação chuvosa em maio até o dia 03 de agosto, um relatório da ECHO reportou que 1.281.000 pessoas haviam sofrido algum tipo de dano devido aos desastres naturais causados por fenômenos climáticos e meteorológicos, deixando pelo menos 22 pessoas mortas, uma desaparecida e quatro feridas, além de 4.224 temporariamente desabrigadas.

Furacão Dora

Trajetória do Dora

Dora, o primeiro furacão de categoria 4 no Pacífico Leste em 2023, começou a ser formar sobre a Guatemala no dia 27 de julho e se transformou numa tempestade tropical no dia 1º, já em alto-mar, quando foi nomeado.

Enquanto se organizava (era então ainda uma onda tropical) sobre o território e posteriormente serpenteava pela costa oeste, o sistema provocou chuvas de moderadas a intensas em quase todo país, principalmente em Huehuetenango, Izabal y Suchitepéquez. Também houve ventania, o que é típico desse tipo de fenômeno.

Dora foi o quarto sistema ciclônico da temporada de furacões do Pacífico Leste de 2023, depois de Adrian, Beatriz e Calvin.

Fontes