Tempestade Boris: 27 mortes e traumas mentais
7 de novembro de 2024
Entre 13 e 16 de setembro de 2024, um sistema de baixa pressão chamado Boris trouxe chuvas recordes para a Europa Central, levando a inundações severas em partes da Áustria, República Tcheca, Eslováquia, Polônia, Romênia e Hungria. As inundações causaram danos e perturbações generalizadas com custos estimados em bilhões de euros. Infelizmente, a perda de 27 vidas foi relatada e muitas pessoas ficaram com problemas de saúde mental devido ao trauma que vivenciaram.
Chuvas excepcionais
Os maiores totais de precipitação de três dias (de 13 de setembro 00 UTC a 16 de setembro 00 UTC) ocorreram sobre o leste da Áustria e ao longo da fronteira entre a República Tcheca e a Polônia. Um total de três dias de 442 mm nas montanhas no norte da República Tcheca foi o maior valor encontrado em dados de estações observadas disponíveis no momento da escrita.
Também houve sete fatalidades devido a chuvas extremas de curta duração e inundações repentinas associadas, em uma região topograficamente complexa do leste da Romênia. As inundações ali foram separadas da principal região de chuvas bem a oeste, mas ainda atribuíveis a Boris, em um estágio inicial de seu ciclo de vida.
Mais tarde, fortes chuvas e inundações afetaram a região de Emília-Romanha, no norte da Itália, mas esse foi um evento um tanto distinto, e neste artigo nos concentramos nas chuvas da Europa Central.
Os totais de precipitação pluviométrica dos últimos cinco dias na Áustria , comparados com os recordes pluviométricos anteriores, mostram que em alguns lugares a precipitação associada à tempestade Boris foi quase o dobro do recorde anterior de cinco dias.
O Climate Bulletin de setembro de 2024 do Copernicus Climate Change Service (implementado pelo ECMWF em nome da UE) fornece mais informações sobre os extremos de precipitação durante a tempestade Boris. O estudo mostra que mais de três meses de chuva caíram durante o evento (12 a 16 de setembro) no leste da Áustria e na fronteira entre a República Tcheca e a Polônia.
Sobre a tempestade Boris
Nos dias anteriores à tempestade Boris, ar frio incomum foi levado para o sul através do Reino Unido. Durante 11 e 12 de setembro, esse ar frio continuou pela França até o Mediterrâneo ocidental para encontrar ar quente e úmido a leste, criando um forte contraste de temperatura através da Europa central.
Um sistema de baixa pressão se formou ao longo da interface e foi chamado de Boris pelo Serviço Meteorológico Italiano (sob a atividade de nomeação de tempestades EUMETNET) quando se formou pela primeira vez sobre o norte da Itália na quarta-feira, 11 de setembro. Ele se moveu erraticamente para o leste e depois para o norte, e uma baixa de corte se desenvolveu (Figura 1b). Cristas de alta pressão se formaram a nordeste e noroeste, o que ajudou a ancorar o sistema e sua zona de chuva muito ativa por vários dias sobre a Europa central.
Notícias Relacionadas
[editar | editar código-fonte]Referências
[editar | editar código-fonte]- Temporada de tempestades na Europa de 2024-2025, Wikipédia.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- Storm Boris and European flooding September 2024 — Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo ( European Centre for Medium-Range Weather Forecasts), 23 de outubro de 2024
Conforme Terms of use, em geral, o conteúdo produzido pelo ECMWF está disponível para uso sob uma licença CC BY 4.0. Alguns materiais podem não estar licenciados. |