França ataca alvos do Estado Islâmico na Síria
2 de janeiro de 2025
A França disse na terça-feira que realizou ataques aéreos contra posições militantes do Estado Islâmico na Síria.
O ministro da Defesa francês, Sebastien Lecornu, disse em um post no X que os ataques aconteceram no domingo, mas não especificou onde ocorreram na Síria.
A ação francesa segue-se a várias rodadas de ataques dos EUA contra alvos do Estado Islâmico nas semanas desde que os rebeldes destituíram o presidente sírio, Bashar al-Assad, do poder.
Os militantes do Estado Islâmico assumiram o controlo de grandes áreas do leste da Síria e do oeste do Iraque em 2014, atraindo uma resposta internacional que incluiu uma coligação liderada pelos EUA com o objetivo de derrotar o grupo.
Os militantes perderam grande parte do território que outrora detinham, mas ainda estão presentes na Síria.
Os ataques militares ocidentais ocorrem no meio de questões sobre o futuro político e de segurança da Síria após a queda do governo de Assad.
Os rebeldes que lideraram o rápido avanço que culminou com a saída de Assad do país anunciaram que iriam dissolver todos os grupos rebeldes e incorporá-los às forças armadas sírias.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) France strikes Islamic State targets in Syria — VOA News, 31 de dezembro de 2024
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |