Talibã proíbe mulheres de frequentarem universidades no Afeganistão

Fonte: Wikinotícias

21 de dezembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Os líderes talibãs do Afeganistão ordenaram na terça-feira que universidades públicas e privadas em todo o país suspendam imediatamente o acesso de estudantes do sexo feminino ao ensino superior até novo aviso.

Um porta-voz do Ministério do Ensino Superior, Hafiz Zia Hashami, disse que a ordem foi formalmente entregue a todas as universidades de acordo com o que ele disse ser uma decisão do gabinete do Talibã.

A medida é a mais recente de uma série de restrições que o Talibã impôs ao acesso das mulheres afegãs à vida pública e à educação desde que assumiu o poder há 16 meses.

“Isso é realmente doloroso e de partir o coração para milhões de meninas impedidas de entrar no ensino médio e agora nas universidades”, tuitou Mohsin Amin, um analista e pesquisador de políticas afegãs.

A Human Rights Watch denunciou rapidamente a proibição.

“Esta é uma decisão vergonhosa que viola o direito à educação para mulheres e meninas no Afeganistão”, tuitou a Human Rights Watch.

“Os talibãs deixam claro todos os dias que não respeitam os direitos fundamentais dos afegãos, especialmente das mulheres”, lamentou o órgão de vigilância global.

A comunidade internacional não reconheceu formalmente a liderança do Talibã por causa do tratamento dispensado às mulheres afegãs e da repressão aos direitos humanos em geral.

Notícias Relacionadas

Fontes