Talibã afirma que a presença militar dos EUA no Afeganistão acabou

Fonte: Wikinotícias

30 de agosto de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

A presença de duas décadas dos Estados Unidos no Afeganistão acabou.

Os últimos aviões deixaram o aeroporto de Cabul às 15h29. EST, um minuto antes da meia-noite em Cabul, disse o general Frank McKenzie, chefe do Comando Central dos EUA.

Um alto funcionário do Taleban disse à VOA: "Todas as forças de ocupação estrangeiras se retiraram do país momentos atrás."

A notícia dos voos finais dos EUA veio mesmo quando a Casa Branca e o Pentágono prometeram que continuariam a ajudar a evacuar americanos e afegãos vulneráveis de Cabul até "o fim", descrevendo a evacuação como o maior transporte aéreo da história militar dos EUA.

"Continuamos tendo a capacidade de evacuar e voar até o final", disse a repórteres o major-general William "Hank" Taylor, vice-diretor de operações regionais da Junta de Chefes de Estado-Maior.

A Casa Branca e o Pentágono disseram que desde o início da segunda-feira, um total de 116.700 pessoas foram evacuadas após a tomada do Taliban no início de agosto do Afeganistão, incluindo 1.200 pessoas em 26 voos militares dos EUA e dois voos da coalizão de domingo para Segunda-feira.

Fonte