Tailândia enfrenta repressão às liberdades

Fonte: Wikinotícias

18 de janeiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As pessoas na Tailândia enfrentaram uma crescente repressão de seus direitos e incidentes de tortura nos últimos anos, dizem grupos e ativistas de direitos humanos.

O país do sudeste asiático viu manifestações generalizadas eclodirem em 2020, com manifestantes criticando os poderes da monarquia e a liderança do governo tailandês.

Pedidos de reformas viram milhares de pessoas tomarem as ruas em manifestações que às vezes levaram à violência entre manifestantes e policiais de choque nos últimos dois anos.

Muitos líderes ativistas enfrentaram acusações, incluindo suposta difamação da monarquia. O "Artigo 112" da Tailândia, ou a lei de lesa-majestade, criminaliza as críticas à monarquia. A acusação acarreta uma sentença de até 15 anos de prisão por condenação.

Na semana passada, a Human Rights Watch (HRW), uma organização sem fins lucrativos com sede em Nova York, divulgou seu Relatório Mundial 2022, dizendo que o governo da Tailândia reprimiu o movimento democrático liderado por jovens e que os defensores dos direitos humanos estão em risco.

O relatório da HRW acrescentou que o respeito da Tailândia pelos direitos humanos foi de “mal a pior” em meio às tensões ao longo do ano.

O porta-voz da polícia, Coronel Kissana Phathanacharoen, reconheceu à VOA que as autoridades receberam denúncias de suposta tortura policial no passado, mas questionaram a legitimidade das alegações.

“Se você avaliar toda a situação, qualquer um pode fazer uma queixa de tortura contra a polícia depois de ser detido pelas autoridades. Uma vez detido, a polícia o coloca atrás das grades. Qualquer tortura pode acontecer ao longo do caminho, não apenas a polícia”, disse ele.

“[Os ativistas] podem dizer o que quiserem”, disse ele à VOA em novembro.

Fontes