TSE lança site para regularização de título de eleitor

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

28 de abril de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Hoje (28), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha para regularização do título eleitoral. Na propaganda, o TSE informa aos eleitores que as pendências podem ser resolvidas pelo site, já que os cartórios eleitorais fecharam em decorrência da pandemia de COVID-19.

Esse método vale para todos os casos, tanto para quem já tem título ou aqueles jovens que decidiram votar pela primeira vez. O voto é obrigatório a partir dos 18 anos e o eleitor que estiver com pendências é impedido de participar das eleições de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

As solicitações devem seguir o prazo, após nenhuma alteração é permitida, somente se for a impressão da segunda via. A Justiça Eleitoral pretende determinar com essa medida o número de pessoas que estão em dia com o documento e poderão votar.

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados, pois os eleitores não votaram e nem justificaram a sua ausência em três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Além de ficar impedido de votar, quem não tem título eleitoral fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, etc.

Fonte

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit