TSE lança site para regularização de título de eleitor

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

28 de abril de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Hoje (28), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha para regularização do título eleitoral. Na propaganda, o TSE informa aos eleitores que as pendências podem ser resolvidas pelo site, já que os cartórios eleitorais fecharam em decorrência da pandemia de COVID-19.

Esse método vale para todos os casos, tanto para quem já tem título ou aqueles jovens que decidiram votar pela primeira vez. O voto é obrigatório a partir dos 18 anos e o eleitor que estiver com pendências é impedido de participar das eleições de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

As solicitações devem seguir o prazo, após nenhuma alteração é permitida, somente se for a impressão da segunda via. A Justiça Eleitoral pretende determinar com essa medida o número de pessoas que estão em dia com o documento e poderão votar.

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados, pois os eleitores não votaram e nem justificaram a sua ausência em três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Além de ficar impedido de votar, quem não tem título eleitoral fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, etc.

Fonte