Operação do MP investiga adulteração de produtos lácteos pela Dielat em Taquara-RS
11 de dezembro de 2024
O Ministério Público (MP) deflagrou, nesta quarta-feira (11), uma operação contra a manipulação de produtos lácteos em uma fábrica da Dielat localizada em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Cinco pessoas foram presas até o momento. A ação faz parte da 13ª etapa da Operação Leite Compensado.
Segundo o MP, os produtos da Dielat são amplamente distribuídos em todo o Brasil e também enviados para a Venezuela. A empresa já participou de licitações para fornecer laticínios a escolas e órgãos públicos. No mercado brasileiro, as marcas associadas incluem Mega Lac, Mega Milk, Tentação e Cootall, enquanto na Venezuela os produtos são comercializados sob o nome Tigo.
As investigações sugerem que houve a utilização de soda cáustica e água oxigenada em itens como leite UHT, leite em pó e compostos lácteos. Essas substâncias, consideradas nocivas à saúde, teriam sido empregadas para reprocessar mercadorias vencidas e restaurar produtos deteriorados.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((pt)) g1 RS e RBS TV. Leite Compensado: MP identifica uso de soda cáustica e água oxigenada em produtos lácteos de fábrica no RS; 5 foram presos — G1, 11 de dezembro de 2024
- ((pt)) Lucas Abati. Onze anos após primeira fase da operação Leite Compen$ado, engenheiro volta a ser preso em apuração sobre adulteração do produto — GZH, 11 de dezembro de 2024