Surto de dengue na Argentina causa escassez de elemento essencial: repelente de mosquitos

Fonte: Wikinotícias
Aedes aegypti

10 de abril de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As prateleiras estão vazias, as pessoas procuram em vão e recorrem a alternativas caseiras. E os preços de revenda cada vez mais elevados são escandalosos, mesmo para os argentinos, habituados a uma inflação de três dígitos. A última crise do país: falta de repelente contra mosquitos.

Enquanto o país sul-americano luta contra o pior surto de dengue de que há memória, o repelente de mosquitos tornou-se o item mais procurado desta temporada. Tão procurado que está esgotado em praticamente todas as lojas de Buenos Aires e é vendido online a preços exorbitantes, em alguns casos até 10 vezes o seu valor de varejo.

“Procuramos mais de 30 farmácias por toda a cidade e não sobrou nada”, disse Ana Infante enquanto espantava os mosquitos das suas duas filhas pequenas, cujos braços estavam visivelmente marcados com picadas avermelhadas. Infante, 42 anos, juntou-se à corrida frenética por repelente quando seu colega de trabalho em uma loja de empanadas ficou gravemente doente com dengue na semana passada.

“Só temos isto”, disse ele, levantando a mão e espantando os mosquitos.

A acumulação flagrante e o aumento dos preços alimentaram o desespero. Em um vídeo amplamente compartilhado de um mercado na cidade de El Talar na quinta-feira, nos arredores da capital, clientes são vistos atacando um funcionário que abre novas caixas de repelente, arrebatando os itens antes que ele pudesse colocar uma única garrafa. a prateleira.

“Eu me senti impotente, porque você sabe que não pode fazer nada”, disse Marta Velarde, 65 anos, dona de uma loja em Buenos Aires, lembrando como um cliente desesperado recentemente tentou dar um soco na cara dela quando ela lhe disse que estava fora do alcance. repelente. . “Não dá para dar nenhuma explicação porque as pessoas são muito agressivas.”

O vírus da dengue se espalhou de forma explosiva por toda a América Latina nas últimas semanas do verão úmido no hemisfério sul.

A doença transmitida por mosquitos é endémica há muito tempo em países como o Brasil e a Colômbia, mas os especialistas alertam que o agravamento do surto na Argentina significa que o mosquito Aedes aegypti expandiu o seu alcance. Os casos de dengue na Argentina aumentaram para mais de 180.500 casos nesta temporada, segundo as autoridades de saúde, e houve 129 mortes. Este número é seis vezes superior ao da época passada, que já foi a pior de sempre.

Especialistas em saúde atribuem o aumento de casos de dengue a vários factores, incluindo o efeito do aquecimento dos oceanos devido ao fenómeno El Niño e às alterações climáticas. As fortes chuvas que recentemente inundaram Buenos Aires criaram condições ideais para a reprodução dos mosquitos.

“A transmissão nunca parou na temporada passada, porque os invernos menos frios são favoráveis ​​aos mosquitos adultos”, disse Susana Lloveras, especialista do Hospital de Doenças Infecciosas Francisco Javier Muñiz, em Buenos Aires. “A magnitude é realmente preocupante, porque impõe uma enorme demanda ao nosso sistema de saúde.”

O problema da dengue foi agravado pela escassez de repelentes em todo o país. Os opositores políticos do Presidente Libertário Javier Milei usaram a crise repulsiva para criticar a pressão do governo para desregulamentar a economia e eliminar os controlos de preços.

Fonte[editar | editar código-fonte]