Supremo Tribunal Federal permite que investiguem o ex-presidente Bolsonaro

Fonte: Wikinotícias

14 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Supremo Tribunal do Brasil permitiu uma investigação sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro por causa da invasão das sedes dos três poderes.

No dia 13, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Morais, acatou o pedido do Ministério Público para incluir o ex-presidente Bolsonaro na investigação.

As autoridades brasileiras teriam solicitado o início de uma investigação sobre o compartilhamento de vídeo no Facebook do ex-presidente no dia 10 que levantou suspeitas de intervenção indevida do judiciário durante a eleição presidencial de outubro passado.

A postagem foi excluída e os promotores brasileiros pediram à Meta, empresa controladora do Facebook, para preservar a postagem.

O ex-presidente Bolsonaro, que atualmente está na Flórida, anunciou que retornará ainda este mês, mas não está claro se ele realmente fará.

Enquanto isso, a mídia brasileira noticiou que a Polícia Federal brasileira encontrou um projeto de decreto que levantava suspeitas de um plano de golpe durante uma busca e apreensão na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

O rascunho, que se acredita ter sido elaborado após a derrota de Bolsonaro no segundo turno em outubro passado, aplicava estado de defesa e permitiria que os resultados das eleições fossem revertidos.

O ex-secretário, que também estava nos Estados Unidos, afirmou nas redes sociais que não foi ele o redator do documento.

As autoridades brasileiras já ordenaram a prisão do ex-ministro Torres por tolerar e não responder adequadamente a invasão contra o resultado da eleição presidencial.

Fontes