Suicídio da Miss EUA 2019, Cheslie Kryst, choca o país

Fonte: Wikinotícias

31 de janeiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O suicídio da Miss Estados Unidos da América 2019, Cheslie Kryst, ontem, deixou o país e os fãs de concursos de beleza em choque. Ela pulou de seu apartamento, na cidade de Nova Iorque, na manhã de domingo, pouco depois de postar em seu Instagram que "tomara que este dia lhe traga descanso e paz". Kryst também deixou uma carta onde legou seus bens para a mãe, mas não explicou o motivo de sua decisão, reporta a imprensa.

Heidi Voight, repórter e apresentadora da NBC Connecticut, chamou atenção para a gravidade dos problemas mentais não-tratados. "Na superfície, ela viveu uma vida de sonho: Miss EUA, advogada de sucesso, correspondente de TV nacional. (...) Depressão e outras crises de saúde mental não discriminam. Não importa quem você é e o que você conquistou ou como o mundo o percebe. Às vezes, os aparentemente mais fortes entre nós estão sofrendo em silêncio".

Reações

O primeiro jornal a reportar a morte foi o NY Post, mas o TMZ, considerado o maior portal de celebridades do país, também destacou o assunto no início da tarde de ontem, apontando que o incidente teria acontecido pouco após às 7h da manhã.

As organizações Miss USA e Miss Universo publicaram uma nota conjunta lamentando a morte. "Estamos devastados. Ela era uma das pessoas mais cheias de luz que nós tivemos o prazer de conhecer", diz parte do comunicado.

Também se manifestaram nas redes sociais vencedoras do Miss Universo. A filipina Catriona Gray, vencedora de 2018, foi uma das primeiras, escrevendo em seu Facebook que não conseguia acreditar (veja aqui).

Natalie Glebova, Miss Universo 2005, também se manifestou, escrevendo que nunca conhecemos toda a história ou enxergamos toda a realidade de uma pessoa, mas que agora o importante era desejar que Kryst descansasse em paz (veja aqui).

Carreira Cheslie foi eleita Miss EUA 2019 depois de ter vencido o Miss North Carolina 2019, concurso do qual já havia participado em 2016 e 2017. No Miss Universo 2019, ela ficou entre as 10 melhores.

Na época em que era miss, ela se formou em Direito e tornou-se advogada em seu estado e também em South Carolina. Participante do projeto Buried Alive Project, ela defendeu gratuitamente clientes de baixa-renda envolvidos com crimes menores ligados a drogas.

Ela também criou o projeto White Collar Glam, através do qual dava dicas sobre como se vestir adequadamente no local de trabalho.

Suicídio
como ajudar e como pedir ajuda

Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, reporta a OPAS em seu portal, no que chamou de "um grave problema de saúde pública". A organização também enfatizou que o suicídio pode ser evitado se a pessoa receber ajuda a tempo, já que muitas dos incidentes acontecem após situações de infelicidade pontuais e passageiras.

Em geral, há serviços de saúde especializados em clínicas e hospitais públicos e privados. Também há ONGs e associações que fornecem ajuda. No Brasil, o número de emergência do Centro de Valorização da Vida é o 188.

Conversar com alguém, como um familiar ou amigo, também pode ser de grande ajuda.

Referências

Fontes