Suécia diz que não poderá cumprir todos requisitos turcos para entrar na OTAN

Fonte: Wikinotícias
Kristersson

10 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, disse que não poderia cumprir todos os requisitos da Turquia para ser membro da OTAN.

Em um debate relacionado à defesa, o primeiro-ministro Kristersson destacou que “a Turquia está confirmando que fizemos o que dissemos que faríamos”, mas “eles dizem que querem coisas que não podemos dar a eles”.

"A Turquia às vezes faz referência a indivíduos que buscam extradição da Suécia. Em resposta, eu disse que o assunto será tratado dentro da estrutura da lei sueca."

A Suécia e a Finlândia, que mantiveram seu status neutro desde o final dos anos 1940, estão no processo de adesão à OTAN desde maio, depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro do ano passado.

No entanto, a Turquia, membro da OTAN, recusou-se a aceitar a adesão, dizendo que a Suécia e a Finlândia estão abrigando militantes anti-turcos dentro do país.

A adesão da Suécia e da Finlândia à OTAN requer aprovação unânime de todos os 30 estados membros e está atualmente pendente de aprovação pela Hungria e Turquia.

Fontes