Soldado australiano é morto no Afeganistão
27 de outubro de 2007
Matthew Locke, um soldado das forças especiais australianas com o Regimento Special Air Service (SAS) foi morto à tiros enquanto tomava parte em uma operação de ataque (com aproximadamente 300 homens) contra os talibãs no Afeganistão. A morte, o terceiro combatente australiano morto desde a guerra do Vietnã, é o segundo a ocorrer em outubro.
O soldado, que se pensa ser empregado em Perth, na Austrália, no Estado da Tasmânia e casado com uma quantidade desconhecida de filhos, foi imediatamente levantada a partir da cena pelos aviões e helicóptero de evacuação médica; e para a equipe foi dado o pronunciamento da morte do soldado esta manhã depois de sofrer tiros em todo o seu peito. É relatado que havia recebido "alta bravura honrosa" pouco antes da batalha.
O chefe da Air Chief Marshal, Angus Houston, disse após o atentado detalhes da operação, que ocorreu na Província de Orūzgān, dizendo que os soldados não iriam para seus países tão cedo, pois "eles ajudam muito no combate aos talibãs ... e em caso de saída dos soldados, as tropas de operações especiais não teriam reforço, ficando indefesas"
"Os soldados da operaçãos reagiram rápido no momento do incidente, por remover o soldado de um maior perigo e fornecimento imediato dos primeiros socorros. Sua coragem sob fogo e a sua determinação em ajudar um caído de morte é digno de louvor", acrescentou Houston, que também afirmou que nenhum outro soldado foi ferido durante os combates.
Fontes
- ((en)) David McLennan. Digger dies in Taliban clash — The Canberra Times, 26 de outubro de 2007
- ((en)) Australian Soldier, Matthew Locke, killed in Afghanistan [inativa] — The Herald Sun, 26 de outubro de 2007. Página visitada em 27 de outubro de 2007
. Arquivada em 27 de outubro de 2007