Sobe o número de feridos durante protestos no Peru

Fonte: Wikinotícias

22 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Depois de mais de um mês de protestos contra o governo de Dina Boluarte no Peru, houve novos confrontos entre manifestantes e forças de segurança em várias partes do país, especialmente virulentos na capital, Lima.

O novo dia de protestos na nação andina resultou em uma morte e mais de 50 feridos.

O ataque a uma mineradora provocou o fechamento temporário de suas operações, em meio a uma onda de protestos antigovernamentais, os mais violentos em duas décadas.

Em Lima, a polícia usou gás lacrimogêneo para repelir centenas de manifestantes que atiravam garrafas de vidro e pedras enquanto as ruas da cidade pegavam fogo, mostraram imagens da televisão local.

E na região sul de Puno, cerca de 1.500 pessoas atacaram uma delegacia enquanto outro grupo incendiou a delegacia de Zepita, disse o ministro do Interior, Vicente Romero, em um comunicado à imprensa.

A Secretaria de Saúde de Puno informou a morte de um homem de 62 anos por "choque hipovolêmico", enquanto outras sete pessoas estão hospitalizadas, incluindo um homem com um projétil no abdômen; o resto quebrou braços e pernas.

Em seu último relatório na sexta-feira, a Ouvidoria do Peru informou que cerca de 58 pessoas ficaram feridas em todo o país nas manifestações.

Fontes