Sir Edmund Hillary morre aos 88 anos

Fonte: Wikinotícias

11 de janeiro de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Sir Edmund Hillary na Polônia em 2004.

O montanhista da Nova Zelândia Sir Edmund Hillary morreu de um ataque cardíaco no Auckland City Hospital, às 9 Am NZDT (UTC+13) de hoje. Ele tinha 88 anos.

Em 29 de maio de 1953, Hillary e Tenzing Norgay tornaram-se os primeiros alpinistas a atingirem o cume do Monte Everest, o pico mais alto da Terra.

Hillary foi feito um Cavaleiro Comandante da Ordem do Império Britânico e por um membro da Ordem da Nova Zelândia. Ele foi premiado com a cidadania honorária do Nepal em 2003 por seu trabalho humanitário para o povo do Nepal.

Sir Edmund Hillary após acompanhamento primeiro avião a aterrar no Marble Point, Antarctica, terreno que foi inutilizado desde 1957.

A morte de Sir Edmund tenha sido assinalada pela colocação da bandeira a meia haste na Nova Zelândia e no parlamento Scott Base da Antártica.

Helen Clark, o primeiro-ministro da Nova Zelândia, disse que Sir Edmund não era apenas mais New Zealander como ele tinha quis acreditar, mas "um colosso".

Ms. Clark disse, "Ele era uma figura heróica, que não só "enfentou o subiu o Everest, mas viveu uma vida de determinação, humildade e generosidade."

A rainha Elizabeth do Reino Unido disse que ela estava "muito triste" pela morte de Sir Edmund.

Hillary estava no hospital no momento da sua morte, mas era esperado que fosse para sua casa naquele dia, de acordo com a sua família.

"O lendário montanhista, aventureiro, e filantropo é o mais conhecido New Zealander nunca ter vivido. Mas acima de tudo ele era uma essência Kiwi. Ele era nosso - desde o seu aparecimento estilo de estilo lacônico com perfil de direito e honestidade. Todo Novo Zealanders irá lamentar profundamente o seu falecimento, " disse Ms.Clark.

Um estado funeral de Hillary será realizado na sequência de uma oferta do Governo da Nova Zelândia.

Percival Edmund Hillary nasceu em 20 de julho de 1919. Sua primeira esposa, Louise, e um dos seus três filhos, Belinda, morreu em um acidente de aviação em 1975 enquanto contribuiam com o trabalho filantrópico de Hillary. Sir Edmund sobreviveu ao acidente e teve uma segunda esposa, Lady junho Mulgrew, e as outras crianças a partir de seu primeiro casamento, Peter e Sarah.

Fontes

Na Wikipédia há um artigo sobre Edmund Hillary.

Ligação a um site em inglês*State funeral to be held for Hillary — One News, 11 de janeiro de 2008  

Ligação a um site em inglês*Edward Gay. Everest legend Edmund Hillary dies — New Zealand Herald, 11 de janeiro de 2008  

Ligação a um site em inglês*Associated Press. Everest legend Edmund Hillary dies [inativa] — CNN, 10 de janeiro de 2008. Página visitada em 11 de janeiro de 2008. Arquivada em 11 de janeiro de 2008  

Ligação a um site em inglês*The Race to the Pole [inativa] — TIME Magazine, 12 de setembro de 2003. Página visitada em 11 de janeiro de 2008. Arquivada em 21 de setembro de 2003  

Ligação a um site em inglês*Tributes for Everest 'colossus' — BBC News Online, 10 de janeiro de 2008