Sinagoga em Campinas é atacada com coquetéis molotov
Brasil • 6 de agosto de 2006
Uma sinagoga em Campinas foi atacada durante a madrugada do último sábado (5).
Um grupo desconhecido jogou dois coquetéis molotov e pedras contra a sinagoga da Sociedade Brasileira Beth Jacob, localizada na cidade de Campinas, cerca de 100 km da capital do estado, São Paulo.
A porta da frente da sinagoga ficou queimada e os vidros foram quebrados. Não há relatos de que alguém tenha se ferido. O atentado ocorreu na madrugada de sábado, por volta das 0h25. A sinagoga fica na Rua Barreto Leme, região central da cidade.
Os autores da façanha escreveram ainda na calçada em frente a sinagoga a seguinte frase com tinta branca: "Líbano, o verdadeiro holocausto".
Um vizinho, quando percebeu o ocorrido, correu com um instintor de incêndio para apagar as chamas da porta da sinagoga.
O Presidente da entidade, Pedro Tiago, contou para a imprensa que eles já foram vítimas de atentados, pichações e ameaças feitas por telefone ou cartas, em diversas outras ocasiões. A segurança da sinagoga foi reforçada.
A Polícia Civil da cidade disse que não sabe quem poderia ter praticado o atentado e está a investigar o caso.
Segundo informou o jornal O Estado de S. Paulo, dois homens com roupas escuras que fugiram num carro são suspeitos de terem praticado o atentado.
Fontes
- 'Terroristas' atacam sinagoga em Campinas — Diário do Povo (Campinas), 6 de agosto de 2006 (precisa registrar-se no website)
- Sinagoga é alvo de ataque no Centro — Correio Popular (Campinas), 6 de janeiro de 2006 (precisa registrar-se no website)
- Elias Arede Júnior. Centro israelista é atacado por bomba em Campinas — Terra Networks, 5 de agosto de 2006
- Tathiana Barbar. Criminosos atiram pedras e bombas em sinagoga de Campinas — Folha de S. Paulo, 5 de agosto de 2006
- Mário Tonocchi. Sinagoga sofre atentado em Campinas [inativa] — O Estado de S. Paulo, 5 de agosto de 2006. Página visitada em 6 de agosto de 2006
. Arquivada em 5 de março de 2016